Obras com subsolos necessitam de contenção e contenções precisam de tirantes. Nestes casos, recomenda-se o tamponamento prévio dos tirantes devido ao vazamento constante de água e carreamento de material granular fino (solo), uma vez que este tipo de situação, se negligenciada, cria a possibilidade de recalque dos terrenos vizinhos. Os tirantes devem ser tamponados individualmente, logo após a sua protensão, de acordo com a escavação de cada linha. É fundamental salientar a importância da injeção de nata de cimento para preenchimento dos vazios no solo logo após a cabeça dos tirantes, no tardoz da contenção.

Após concluir a escavação da obra e atingir o nível do último subsolo, executa-se a fundação da edificação e as lajes dos subsolos que, usualmente, são engastadas na contenção para travá-la até o nível do térreo. Neste momento, recomenda-se entrar em contato com o engenheiro consultor de solos para informá-lo sobre esta etapa da obra visando obter a autorização para desprotensão dos tirantes provisórios. Ainda recomendamos a impermeabilização dos engastes para evitar as famosas trincas que aparecem na laje, danificando os veículos estacionados, assunto que abordaremos num outro momento.

Os tirantes por sua vez desprotendidos, devem ter suas cordoalhas cortadas no mínimo 10cm para dentro da face interna da contenção, garantindo que não ocorra a percolação de pequenas gotas de água por capilaridade. Em seguida, executa-se o tamponamento definitivo dos tirantes repetindo o processo de injeção com nata de cimento e acabamento com produtos cristalizantes e/ou impermeabilizantes. É recomendável que o tamponamento seja realizado dos andares superiores em direção aos inferiores, acompanhando o empuxo da água.

Em caso de contenção em parede diafragma, o indicado é que sejam tratadas as juntas entre lamelas nos trechos abaixo do lençol freático e no caso das contenções em perfil metálico, que seja realizado o tratamento de contenção entre perfis, garantindo assim melhores condições térmicas, olfativas e visuais de modo a proporcionar maior qualidade de vivência e segurança nos subsolos da edificação.

×