Um dos maiores problemas relativos à manutenção de edifícios é a falta de conhecimento técnico sobre como fazê-la corretamente (NOUR, 2003). Existem poucas referências bibliográficas sobre o tema e as existentes, não abordam as metodologias sobre prevenção e correção de patologias de forma objetiva (ARRAIS, 2018). Ocorre que 20% dos condomínios realizam manutenções em subsolos anualmente devido a vazamentos, gerando alto custo de manutenção corretiva para construtoras e condomínios (MARQUES, 2017).

Diante da alta demanda de assistência técnica em obras de contenções, se faz necessário que a atenção se volte para onde podemos atuar, preventivamente, para melhoria das técnicas empregadas e qualidade da contenção com um todo.

É preciso considerar que atualmente, após a conclusão das fundações e início das lajes, raramente o consultor de solos é chamado para verificar as patologias existentes e ocorre que a decisão fica para a equipe de engenharia da construtora, a qual não possui conhecimento específico na área de geotecnia e mecânica dos solos. Sendo assim, usualmente, o tamponamento dos tirantes e tratamento da contenção é realizado de forma inadequada ou até mesmo não realizado.

Em caso de vazamentos d’água na sua garagem, conte com a VIBES Engenharia!

#impermeabilizaçãodesubsolos #tratamentodecontenções #vibesengenharia #vazamentoemgaragem