Empreendimento próximo ao metro butantã apresentava vazamentos e manifestações patológicas na parede diafragma.

Na cidade de São Paulo, está em andamento a construção de edifício com ampla área verde e próximo à linha amarela do metrô Butantã. A obra apresentava problemas de infiltração d’água, carreamento de solo, estruturas com armaduras expostas, trincas e fissuras na contenção e engastes.

Preocupada com a complexidade das patologias, a engenheira Karina Paz, responsável pelo gerenciamento dos serviços, explica o porquê da contratação da VIBES Engenharia para equacionar os problemas: “Tendo em vista o grande desafio e a quantidade de obstáculos técnicos e operacionais a serem transpostos nesse tipo de serviço, exige-se experiência e qualificação dos envolvidos na execução das atividades”, ponderou.

Com o tempo, diante do nível elevado do lençol freático, pode ocorrer deterioração do concreto, reduzindo a vida útil e o desempenho da estrutura, bem como infiltrações constantes que prejudicam o conforto térmico, olfativo e visual nos subsolos.

“A área para tratamento era de 1.200 m2, iniciamos, então, o tratamento de contenção por meio de injeção de calda de cimento, tratamento químico com cristalizantes e a injeção de resina poliuretana para garantir a estanqueidade”, afirmou a engenheira Karina.

Em 4 meses de execução, foram utilizados produtos e máquinas importadas, tais como: bombas pneumáticas, compressores, marteletes rompedores e perfuradores, além de lavadoras de alta pressão.

A entrega da contenção impermeabilizada com 5 anos de garantia da VIBES, proporcionará à construtora um empreendimento com alto valor agregado e redução de custos com manutenção, evitando problemas futuros com assistência técnica, possíveis ações judiciais, bem como ambiente salubre e seguro no subsolo.

“Aos futuros moradores, proporcionaremos redução do custo de manutenção embutido no condomínio, estética no subsolo, ausência de odor e umidade, melhorando as condições de vivência e valorização do empreendimento como um todo”, encerrou a gerente.

×